Aprenda como limpar pincel de maquiagem

Vários pincéis um do lado do outro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Quem ama maquiagem sabe que os pincéis são imprescindíveis para conquistar boas texturas, efeitos e acabamentos. Por isso, para que eles apresentem bom desempenho em todas essas funções, manter uma rotina de limpeza é essencial. Mas você sabe como limpar pincel de maquiagem?

Para te ajudar, o blog do Mundo preparou algumas dicas especiais de como lavar pincel de maquiagem, qual a importância desse cuidado e muito mais. Continue nos acompanhando para não perder nenhuma sugestão!

Por que lavar os pincéis?

Os pincéis que passam muito tempo sem higienização acumulam produto e poeira que os tornam vetores de bactérias e fungos. Ao aplicar a make com um pincel nesse estado, além de irritações e infecções, sua pele fica suscetível à formação de acne.

Os acessórios de maquiagem contaminados também podem causar dermatites e, em casos mais graves, micoses, herpes e foliculites. Além disso, o acúmulo de resíduos dos cosméticos pode alterar o resultado da make. Por essa razão, é super importante manter uma rotina de limpeza dos seus pincéis.

Quando lavar?

O recomendado é que os acessórios para bases e corretivos líquidos e batons sejam higienizados a cada duas semanas ou semanalmente com produtos específicos. Caso você os use diariamente, esse procedimento torna-se ainda mais importante, já que acumulam mais produtos e a umidade facilita o desenvolvimento de bactérias.

Os pincéis usados para pós e sombras secas devem ser lavados pelo menos uma vez por mês. Entretanto, se você não utiliza esses pincéis diariamente, vale checar as condições deles um dia antes de usar. Assim, é possível limpar o pincel de maquiagem e deixá-lo secar antes do uso.

Como lavar o pincel de maquiagem?

Agora que você já sabe tudo sobre a importância de limpar os pincéis de maquiagem, chegou a hora de pôr a mão na massa. Pensando nisso, separamos quatro dicas para lavar pincéis de maquiagem. Veja!

1) Aposte no shampoo neutro ou demaquilante

Os shampoos para bebês são queridinhos no processo de como limpar pincel de base, corretivo, sombra e pó. Afinal, esses produtos não contêm álcool e contam com um pH balanceado. Assim, evitam que as cerdas estraguem, sejam elas sintéticas ou naturais.

Para lavar os acessórios, coloque um pouco de shampoo nas mãos, preferencialmente os infantis, e esfregue o pincel sob água corrente. Vá aplicando pequenas quantidades de produto até retirar todos os resíduos dos pincéis. Nesse processo, o ideal é deixar o pincel inclinado, assim você evita que a cola do cabo seja danificada.

Se a ideia for utilizar o demaquilante, deposite o produto nas cerdas do acessório e deixe agir por alguns segundos. Em seguida, enxágue até todos os resíduos de maquiagem sumirem. Depois disso, deixe secar naturalmente por 24 horas.

2) Use um tapete ou luva de borracha

Utilizar um tapete ou uma luva de borracha é uma das formas mais práticas dentre as técnicas de como limpar pincel de maquiagem. Isso porque essa opção dá menos trabalho do que usar as mãos para esfregar as cerdas.

Comece colocando o tapete ou a luva dentro na pia ou ao lado dela e separe um pequeno pote para colocar o shampoo neutro. Feito isso, basta molhar o pincel no produto e esfregar as cerdas na borracha, em movimentos circulares, até que estejam totalmente limpas.

3) Invista em um limpador específico

Está procurando uma maneira mais rápida de como limpar pincel de maquiagem? Apostar em produtos específicos pode ser de excelente ajuda. Com eles, você consegue fazer uma higienização mais rápida nos momentos em que for aplicar várias sombras com o mesmo pincel.

Para isso, aplique o produto para limpar pincel de maquiagem e massageie as cerdas com uma toalha limpa até sair todo resíduo de cosmético. Espere alguns minutos e pronto, pode voltar para a sua produção!

Como secar?

Após aprender como limpar pincel de maquiagem, é essencial saber qual a forma certa para secá-los. A primeira dica é não deixar os pincéis em pé, pois isso pode danificar o formato original das cerdas.

Precisa que os acessórios sequem rápido? Use o secador a seu favor! Mas lembre-se de usar o ar frio e posicionar o aparelho sempre no sentido das cerdas. Antes de guardar, espere que até os pincéis estejam secos.

Navegue pelo Mundo do Cabeleireiro!

Quer fazer makes deslumbrantes? Confira os produtos disponíveis no Mundo do Cabeleireiro. Em nossa loja on-line, você faz suas compras com segurança e ainda conta com uma enorme variedade de itens de maquiagem. Aproveite nossas diferentes formas de pagamento e faça já suas compras!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes