Co-wash: o que é essa técnica e como ela funciona

Mulher lavando os cabelos em uma pia de cabeleireiro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Com a proposta de fazer uma limpeza sem retirar lipídios e óleos naturais dos fios, a técnica co-wash ajuda a manter a vitalidade do cabelo. Isso porque seus produtos não contêm sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, dentre outros.

Quer saber com mais sobre o que é co-wash, como fazer a técnica e quais são seus maiores benefícios? Continue nos acompanhando aqui, pelo blog do Mundo, e confira todos os detalhes.

O que é co-wash?

O termo “co-wash” nada mais é do que a contração de “conditioner washing”, que em português significa “lavar com o condicionador”. Ou seja, esse tratamento consiste em fazer a limpeza das suas madeixas utilizando apenas um condicionador específico para esse procedimento.

Isso é possível porque os produtos para co-wash possuem agentes emolientes que são capazes de promover uma higienização suave dos fios. Dessa forma, dispensam o uso diário do shampoo, além de evitar danos causados por ele.

Posso usar qualquer condicionador?

A resposta é não! Para que a técnica co-wash tenha bons resultados, o condicionador ideal não pode conter silicones, petrolatos e parafinas insolúveis. Isso porque essas substâncias grudam nos fios e só saem com sulfatos fortes.

Mas como verificar se o produto possui ou não essas características? Simples, basta verificar o rótulo presente nas embalagens dos produtos co-wash. Por lá você consegue dar uma olhada em todos os ativos presentes.

Vale lembrar que usar um condicionador qualquer pode causar problemas no couro cabeludo, como a queda. Entretanto, quando escolhido um condicionador co-wash que contenha agentes de limpeza na composição, seu cabelo fica limpinho e deslumbrante.

Quais são os benefícios da técnica co-wash?

Como podemos ver anteriormente, os shampoos funcionam como detergentes que retiram a sujeira e os resíduos dos fios. Por causa desses agentes, muitas vezes eles acabam retirando, também, a oleosidade natural dos fios.

Isso acontece porque essas substâncias abrem as cutículas da fibra capilar, o que ocasiona diversos problemas. Dentre eles, estão o ressecamento excessivo nas madeixas e a danificação na estrutura capilar.

Pensando em formas para evitar essas questões, surgiu o co-wash, técnica que ganhou muitas adeptas, sendo a maioria crespa e cacheada. Isso porque essa estrutura capilar tende a ser ressecada, além de sofrer com as ações do sulfato.

Já quando o condicionador específico para esse tratamento é utilizado, torna-se possível fazer a higienização e evitar o ressecamento dos fios. Assim, devido ao seu pH, a hidratação natural das madeixas é conservada, pois, a cutícula permanece selada.

Para que tipo de cabelo é indicado?

Como falamos acima, a técnica é indicada para os cabelos que têm maiores tendências ao ressecamento, como os cacheados e crespos. Afinal, sua curvatura dificulta a passagem da oleosidade natural pela extensão da madeixa.

Além disso, essa técnica também pode ser benéfica para quem está em transição capilar — processo para recuperar a estrutura natural dos fios — ou cabelos quimicamente tratados.

No entanto, é importante ressaltar que o método não é indicado para pessoas que possuem uma raiz oleosa ou problemas com caspa. Isso porque a oleosidade do condicionador pode agravar essas questões.

Como fazer o co-wash?

Mas, afinal, como fazer o co-wash? Para fazer esse procedimento é bem simples, basta molhar os cabelos e massagear a raiz com água morna. Assim, você vai soltando um pouco os resíduos acumulados nas madeixas.

Depois disso, retire o excesso de água dos cabelos, para ajudar na penetração do produto, aplique-o direto na raiz e massageie o couro cabeludo. Assim, você retira as impurezas e estimula a ação do produto.

Feito isso, deixe o condicionador agir nos fios por alguns minutinhos, ou o tempo estabelecido no rótulo do produto, e enxágue as madeixas. Pronto! Vale lembrar que é necessário tirar todos os resíduos do produto.

Caso pretenda aderir a essa técnica é importante ressaltar que o indicado é que a higienização co-wash seja alterada com a lavagem convencional. Ou seja, se você lava o cabelo três vezes na semana, separe uma para o uso do shampoo.

Isso é necessário porque o shampoo de limpeza profunda ajuda a retirar os resíduos gordurantes dos fios. Dessa forma, você deixa o cabelo pronto para receber novos tratamentos.

Encontre suas marcas favoritas no Mundo!

Gostou da técnica, mas ainda não sabe onde encontrar os produtos ideais para esse tratamento? Acesse a loja on-line do Mundo do Cabeleireiro. Por lá, há opções ideais para a sua estrutura capilar, esperando por você.

Além disso, você também encontra itens incríveis de maquiagens com condições especiais. Em poucos cliques, você faz as suas compras e conta com modalidades de entrega em todo território nacional. Aproveite!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes