Como cortar o cabelo em casa: aprenda a mudar o visual

Mulher loira cortando o próprio cabelo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Está precisando tirar as pontas das madeixas ou renovar o corte? Saiba que você pode fazer isso no conforto do seu lar. Mas, para alcançar o resultado dos sonhos, alguns cuidados precisam ser tomados. Pensando nisso, o blog do Mundo preparou um passo a passo especial sobre como cortar cabelo em casa.

Uma boa maneira de sentir maior segurança em relação a como cortar o cabelo sozinha ou sozinho é começar aparando somente as pontas. Dessa forma, além de evitar grandes mudanças capilares, com o passar do tempo você vai aprimorando sua habilidade no corte e manuseio da tesoura.

Os cabelos curtos, como os dos homens, também podem ser cortados em casa. Nesses casos, usar uma máquina é a opção mais segura, já que ela conta com garfos que controlam o resultado do comprimento final. Continue acompanhando o Mundo para saber mais sobre como cortar cabelo em casa.

Prepare uma tesoura adequada

Antes de descobrir como cortar cabelo em casa, você vai precisar de uma tesoura adequada para o corte. Isso porque os modelos profissionais possuem um corte preciso, fio a fio, enquanto os de tapeçaria ou de papel são menos certeiros.

Caso você — assim como a maior parte faz pessoas — não possua uma tesoura de cabeleireiro em casa, não se desespere, você ainda pode fazer o corte. Basta optar por uma cuja lâmina esteja bem afiada.

Passo a passo para cortar a franja

Queridinha das mulheres, a franja é um dos cortes mais comuns, pois costuma crescer rápido e em poucas semanas começa a incomodar. Se o seu cabelo for liso, o ideal é molhar a mecha e separá-la dos outros fios.

No entanto, se for cacheado, mantenha os cabelos secos durante todo o processo e utilize um pente de madeira para formar um triângulo na testa. Feito isso, daí para frente o corte dos dois tipos de fio pode seguir o mesmo passo a passo.

Para isso, torça bem as pontas dos fios e, com a mão firme, comece a cortar a franja. Fazer essa técnica irá te ajudar a conquistar um corte mais preciso e o comprimento exato de sua preferência. Vale lembrar que esse método é para a franja ficar lateral.

Agora, para quem quer fazer o corte reto, o passo a passo é um pouco diferente. Nesse caso, você precisará separar os fios e pentear bem para frente, rentes à testa. Depois disso, apare as pontas no comprimento desejado.

Aprenda a aparar as pontas

Como falamos acima, se você não se sente confortável para ousar no visual, aprender como cortar as pontas do cabelo sozinha fará toda a diferença. Até porque, depois que o primeiro passo foi dado, fica mais fácil repetir o processo outras vezes.

Comece dividindo o cabelo entre os fios que vêm antes e depois da orelha. Em seguida, penteie-os e prenda a parte de trás. Para facilitar o corte, o ideal é que você comece a aparar os fios pela parte separada no topo da cabeça.

Penteie os fios para frente de forma que fiquem bem retos, e use o pente como régua. Com dois dedos, segure as mechas que deseja aparar e comece a cortar as pontas do cabelo.

Caso alguém te ajude, separe a parte de trás da madeixa em mechas, na largura de dois dedos, e repita o mesmo procedimento em cada uma. Vai fazer o corte sozinha? Coloque a parte do cabelo de trás para frente e faça o mesmo, mas sem separar em mechas.

Faça o corte masculino em casa

O corte masculino requer um pouco mais de atenção, já que qualquer descuido pode gerar um resultado assimétrico. Nesse corte, você precisará de acessórios específicos, como tesoura, máquina de cortar cabelo e uma vassoura ou aspirador de pó para limpar o local depois.

Após separar esses itens, o primeiro passo é desembaraçar totalmente os fios. Em seguida, comece o corte pela parte do topo da cabeça. Use os dedos para medir o comprimento que pretende aparar e com a outra mão passe a tesoura nas pontas.

Nas laterais, faça a mesma coisa só que em comprimentos menores. O próximo passo é pegar a maquininha. Nesta etapa, coloque na numeração que você quiser e finalize as laterais e costeletas do cabelo.

Conheça os produtos do Mundo!

Você já conhece as oportunidades do Mundo do Cabeleireiro? Repleta de produtos e marcas profissionais, nossa loja on-line possui opções específicas para todos os tipos de cabelos. Aproveite nossas modalidades de entrega por todo território nacional e renove seus produtos de tratamento capilar!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes