Como descolorir o cabelo: dicas para fazer o procedimento em casa

Mulher descolorindo o cabelo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Está pensando em clarear os cabelos, mas possui madeixas escuras? Passar pela descoloração é um processo necessário. Contudo, pode ser muito agressivo aos fios. Para evitar a quebra ou o corte químico durante a mudança de visual é preciso aprender como descolorir o cabelo da forma correta.

Utilizada com o objetivo de clarear os fios, a descoloração é responsável por retirar a pigmentação das madeixas. Para isso utiliza-se dois produtos: o descolorante de cabelo, que penetra nos fios e remove sua cor natural, e a água oxigenada, que abre as cutículas capilares.

Quer saber mais sobre como dar esse up no visual? Separe um caderno e uma caneta e anote todas as dicas que o blog do Mundo do Cabeleireiro preparou para você. Confira!

Verifique se seus fios estão saudáveis

Antes de aprender como descolorir o cabelo, é importante lembrar que esse procedimento é bem desgastante e pode resultar em fios ressecados, elásticos e opacos. Por isso, é importante verificar as características das madeixas e apostar nesse processo apenas se estiverem saudáveis.

Você também pode preparar os cabelos com uma boa hidratação e, para completar o tratamento, apostar em um cronograma capilar. Outra opção é a umectação com óleos vegetais, como óleo de coco, rícino, girassol, dentre outros. Eles ajudam a repor a oleosidade natural dos fios e os nutrem profundamente.

Faça um teste de mechas

Mesmo que aparentemente os seus cabelos estejam saudáveis e macios, o teste de mecha é imprescindível para saber se estão realmente prontos para o procedimento. Aplique a mistura do pó descolorante e da água oxigenada no cabelo e aguarde o tempo especificado pelo fabricante.

Vale lembrar que mesmo o melhor pó descolorante pode apresentar incompatibilidade com outras químicas, como o tioglicolato e a guanidina, então atente-se! Se tiver alguma dúvida sobre como descolorir o cabelo, peça a ajuda de algum profissional de confiança ou conte com a consultoria do Mundo.

Passo a passo da descoloração

Seu cabelo está saudável e hidratado? Chegou a hora de colocar a mão na massa! Confira abaixo algumas dicas que o blog do Mundo do Cabeleireiro preparou sobre como descolorir o cabelo em casa.

Misture os produtos

Misture o pó descolorante e a água oxigenada de acordo com a quantidade indicada pelo fabricante. Feito isso, mexa os ingredientes até que atinjam uma consistência cremosa e homogênea.

Divida os cabelos

O próximo passo é dividir o cabelo em mechas, utilizando prendedores. Confira também se com a ajuda de um espelho você consegue enxergar a parte de trás da cabeça. Caso haja dificuldade, chame uma pessoa para ajudar na aplicação.

Passe um hidratante na pele

Aplique um hidratante ao redor do rosto, assim você evita possíveis irritações na pele. Além disso, caso pretenda aplicar uma coloração nas madeixas, esse cuidado também ajuda a evitar manchas.

Aplique o produto

Com um pincel para cabelos, comece a aplicação pelas pontas das madeixas, e em seguida, passe no comprimento. Se a intenção for descolorir o cabelo todo, deixe a raiz por último para que o resultado fique mais homogêneo.

Observe o tempo de ação

Verifique o tempo indicado pelo fabricante e siga as prescrições recomendadas. Outra dica é olhar os fios a cada cinco minutos para verificar se a tonalidade que se deseja foi atingida, pois o tempo pode variar de acordo com a cor do cabelo.

Lave os cabelos

Após cumprir o tempo de ação indicado, lave as madeixas com um shampoo adequado para o seu tipo de estrutura capilar. Fazer uma boa limpeza é fundamental para que todos os resíduos de produto sejam removidos.

Finalize com uma matização

Para finalizar o processo de como descolorir o cabelo, utilize um matizador. Com opções nas cores roxa e azul, esse produto corrige a tonalização dos fios, evitando que adquiram tons amarelados ou alaranjados.

Hidrate as madeixas

Assim como é importante preparar os fios antes da descoloração, manter os cuidados após o procedimento é imprescindível. Com uma boa máscara de hidratação, você devolve a água aos cabelos e proporciona a eles maior maciez.

Veja as condições especiais do Mundo!

Depois de aprender como descolorir o cabelo em casa, nada melhor do que contar com os produtos certos para fazer esse procedimento, não é mesmo? A boa notícia é que no Mundo do Cabeleireiro você encontra marcas especializadas em diferentes tratamentos. Confira nossas condições especiais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes