Corte químico: o que é, como prevenir danos e cuidados com os fios

A imagem possui mãos cortando as pontas do cabelo de uma pessoa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Após fazer um alisamento ou luzes, você percebeu que seus cabelos ficaram elásticos, ásperos, frágeis ou quebradiços? Preste atenção, pois esses sintomas podem significar que um corte químico está acontecendo em sua madeixa.

Se tudo isso é novidade para você, chegou a hora de entender o que é corte químico e quais os métodos para recuperar o cabelo. Para conferir todas essas dicas, continue nos acompanhando aqui, no Mundo!

O que é o corte químico?

Sabe quando uma mecha se parte ao meio, parecendo que foi cortada? É isso que o corte químico faz, não à toa, ele possui esse nome. Nos casos em que é realizado química excessivamente, o cabelo fica tão danificado, que acaba quebrando sozinho.

Vale ressaltar que o corte químico no cabelo pode acontecer tanto na raiz quanto no comprimento e nas pontas. Por isso, é importante saber quais os cuidados necessários para restaurar os cabelos danificados.

Por que o corte químico acontece?

O corte químico no cabelo acontece devido à junção de duas químicas incompatíveis, como as tinturas e os alisamentos, por exemplo. Ao entrarem em contato, elas geram a desestruturação dos fios, que faz com que eles se quebrem.

Entretanto, esse tipo de situação não acontece só dessa maneira. Afinal, o tempo de pausa inadequado entre uma química e outra, a tintura e a força dos alisantes também podem causar fraqueza na estrutura dos fios.

Como saber se seu cabelo está tendo um corte químico?

Prestar atenção nos sinais que o cabelo dá é muito importante para conseguir evitar um corte químico. Por isso, caso ele comece a cair muito, formar muitas pontas duplas ou triplas, ficar áspero ou elástico e perder o brilho, é hora de se cuidar.

Previna o corte químico

Fazer um teste de mechas, no salão de beleza ou em casa, é um dos primeiros passos para evitar o cabelo com corte químico. Afinal, é por meio dele que você consegue ver se suas madeixas podem ou não receber a transformação.

Além disso, esse processo torna-se ainda mais importante caso seu cabelo já possua algum tipo de alisamento ou tintura. Isso porque esses fios costumam ser mais frágeis que os cabelos virgens, ou seja, aqueles que não possuem química.

Também é válido lembrar que, para evitar os danos, o teste precisa ser feito pelo menos 48h antes de aplicar a química em todo cabelo. Veja como é simples:

  • Separe uma mechinha da nuca, assim, caso algum dano aconteça, essa parte pode ficar escondida;
  • Aplique o produto e espere de acordo com a indicação da bula;
  • Depois disso, lave e seque-o para ver como seu cabelo vai reagir à química,
  • Se o fio apresentar qualquer sinal de dano, é melhor não continuar com o procedimento.

Restaure os fios danificados pelo corte químico

Já é tarde demais e aconteceu um corte químico na raiz ou na extensão das suas madeixas? Não precisa entrar em desespero, pois existem algumas maneiras para contornar essa situação.

Caso as danificações tenham atingido mais de 70% do cabelo, a primeira etapa é analisar os danos causados nos fios e apostar em um corte, uma vez que o fio pode continuar quebrando se o corte não for feito.

Vale lembrar que o comprimento que você terá que “tirar na tesoura” vai depender do quão danificado está o seu cabelo. Caso não tenha afetado toda a madeixa, cortar os fios não saudáveis é o suficiente.

Aposte em bons produtos

Depois disso, o segredo é apostar em produtos para corte químico que contenham ativos reconstrutores, hidratantes ou nutritivos. Assim, você consegue recuperar o visual com uma eficiência maior.

Por isso, é essencial adicionar um cronograma capilar nos seus cuidados com as madeixas. Isso porque, ao aderir esse processo, você consegue repor a água, os lipídeos e a massa capilar dos seus fios.

Outra dica é investir na umectação capilar. Nesse processo, você passa óleo vegetal por toda a madeixa 30 minutos antes do banho ou antes de dormir. Dessa forma, seus fios ficam mais saudáveis e cheios de vida.

Venha conhecer os produtos do Mundo!

Agora que, com a ajuda do Mundo, você já sabe tudo sobre o corte químico, é só cuidar das madeixas da forma correta. Afinal, para conquistar um cabelo deslumbrante, é essencial que ele seja saudável.

Quer conferir outros conteúdos como este? Continue navegando pelo nosso blog. Aqui, você encontra diversos outros conteúdos sobre cabelo, maquiagem e muito mais. Aproveite!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes