Descubra como esterilizar alicate de unha

Imagem com acessórios de manicure.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Manter a higienização regular dos equipamentos e materiais utilizados nas unhas é fundamental para a prevenção de contaminações e doenças. Para te ajudar nessa missão, o Mundo do Cabeleireiro separou algumas sugestões de como esterilizar alicate de unha sem sair de casa.

Uma das formas mais eficientes de esterilizar alicate em casa é optar por um equipamento que faça esse processo por meio do calor. No entanto, esta não é a única alternativa, já que você pode contar com um produto desinfetante e com técnicas manuais de limpeza.

Opte por um esterilizador

Para quem procura por praticidade, o esterilizador é uma das melhores opções de como esterilizar alicate de unha em casa. Portátil e super fácil de utilizar, ele conta com modelos desenvolvidos para atingir a temperatura de 170ºC.

No entanto, mesmo com o modelo em casa, é importante tomar alguns cuidados para que a higiene seja feita de forma correta. Vale ressaltar que não possui a potência igual a de autoclave, por isso, o ideal é que seja utilizado em instrumentos individuais. Confira abaixo mais informações de como esterilizar alicate em casa.

Prepare o esterilizador

Como falamos acima, uma forma de como esterilizar alicate de unha é por meio do calor. Ou seja, é necessário esquentar ferramentas de mãos e pés para que bactérias, fungos e micro-organismos sejam eliminados.

Além disso, cada esterilizador é diferente, portanto, seguir as instruções do fabricante é essencial para obter o melhor resultado. Vale lembrar que ele é ideal para instrumentos de aço, pois estes podem ser expostos ao calor extremo.

Limpe o alicate

Fazer a limpeza do alicate antes de esterilizá-lo é essencial na remoção de resíduos de sujeira acumulados no instrumento. Para isso, utilize um pano limpo ou um papel-toalha para higienizar.

Quer facilitar o processo? Você pode adicionar um pouco de água ou um produto para esterilizar alicate. Caso o item molhe durante a limpeza, seque-o completamente antes de começar a esterilização.

Aqueça o esterilizador

O tempo para aquecer o esterilizador pode variar entre uma máquina e outra. Nas opções com grânulos de vidro, por exemplo, entre 15 e 20 minutos, o aparelho está pronto para a esterilização.

Tomar os devidos cuidados ao executar a esterilização por calor é imprescindível, afinal, as altas temperaturas podem causar queimaduras. Por isso, redobre a atenção na hora de adicionar os itens no aparelho.

Esterilize o alicate

Os métodos de como desinfectar alicate de unha também podem variar. Em geral, 60 minutos é o necessário para esterilizar instrumentos de metal, desde que o processo seja feito em uma temperatura mínima de 170ºC.

Remova os resíduos manualmente

Possui itens produzidos em plástico e ainda está se perguntando “como esterilizar alicate de unha em casa”? Você pode fazer a higienização de forma manual. Nesses casos, os palitos podem ser ótimos aliados para fazer a remoção de resíduos de sujeira nos cantos e frestas do item.

Após soltar toda a sujeira acumulada, limpe a área com um pano seco, para remover os resíduos que podem permanecer na superfície. No caso de sujeiras insistentes, o recomendado é utilizar artigos mais resistentes, como as pinças.

Feito isso, o próximo passo é deixar o alicate de molho em uma solução de limpeza ou em um desinfetante. Dessa forma, é possível soltar ou dissolver a sujeira acumulada nos cantos do item. Quanto mais tempo o instrumento ficar de molho, mais eficiente será a limpeza.

Escovar o alicate com uma escova de cerdas duras é outra forma eficiente de eliminar os resíduos. Nesse caso, escovar em diferentes direções e ângulos, além de renovar o item, garante que as cerdas alcancem todos os cantos do objeto.

Conte com o Mundo do Cabeleireiro!

Agora que você já sabe como esterilizar alicate de unha, que tal adquirir o seu esterilizador com o Mundo do Cabeleireiro? Em nosso site, em poucos cliques, você encontra opções de alta qualidade com condições especiais.

Aproveite também para dar uma olhadinha nos itens de manicure e produtos para o corpo. Nas compras por cartão de crédito, você pode parcelar em até 10 vezes sem juros, desde que seja respeitada a parcela mínima total de R$ 20. Confira!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes