Fitagem: o que é e como fazer nos cabelos

Mulher de cabelos cacheados de perfil na frente de uma parede azul.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Manter os cabelos crespos e cacheados hidratados e definidos exige uma constante dedicação. Mas com a correria do dia a dia, nem sempre isso é possível, não é mesmo? É aí que entra a fitagem.

Conhecida por ser uma das técnicas de finalização dos cabelos crespos, cacheados e ondulados, ela garante que os cachos fiquem definidos. Para saber mais sobre esse método, continue acompanhando o blog do Mundo.

Afinal, o que é fitagem?

A fitagem é uma técnica de texturização que ajuda a definir cabelos ondulados, cacheados e crespos. Além disso, pode ser usada por pessoas que estejam passando pela transição capilar, ou seja, deixando os procedimentos químicos para recuperar o cabelo natural.

Essa finalização consiste em separar mechas do cabelo, aplicar o leave-in ou creme e dividir as mechas em fitas com um pente ou os dedos. Depois de concluído esse processo, cada fita separada se tornará um cacho.

Tipos de fitagem

Também é importante ressaltar que a fitagem no cabelo ondulado, cacheado ou crespo pode ser de três tipos diferentes: tradicional, estruturada e plopping. Fáceis e práticas, você pode conquistar um resultado de salão sem precisar sair de casa.

Na fitagem tradicional, o cabelo é dividido em partes iguais, onde cada uma recebe um pouco de creme ou leave-in. Depois disso, as mechas são divididas em fitas, em sequência, amassadas e soltas.

Parecida com a primeira, mas um pouco mais demorada, na estrutural, o cabelo é dividido em quatro partes e recebe um spray de leave-in para enluvar a mecha. Para finalizar, a madeixa é dividida em fitas, e, depois, em mechas ainda menores.

Já na plopping são seguidos os mesmos passos da fitagem tradicional. Após isso, é necessário o uso de uma camiseta de algodão presa na cabeça para “abafar” os cabelos. Quando os fios estiverem secos, a camiseta é retirada.

Passo a passo da fitagem tradicional

Antes de mais nada, o primeiro passo, antes de começar a fitagem no cabelo cacheado, crespo ou ondulado, é lavar os cabelos com um shampoo específico para seu tipo de cabelo. Para que o resultado fique mais bonito, aposte em um condicionador e uma máscara ainda no banho.

Com os fios ainda úmidos, divida o cabelo em quatro partes, essa divisão vai te ajudar a passar o finalizador por toda a madeixa. Separe uma mecha fina da nuca, aplique o produto de sua preferência e espalhe-o pelos fios uniformemente.

Para finalizar, divida a mecha em fitas, amasse-a em direção ao couro cabeludo e faça esse processo por todo o cabelo. Terminando a fitagem no cabelo crespo, cacheado ou ondulado, basta esperar a madeixa secar naturalmente ou usar um difusor em temperatura média ou baixa.

Vantagens de fazer fitagem

Mais utilizada na finalização, ela garante boa definição e melhor distribuição do creme ou leave-in pelo cabelo. Além disso, dependendo da composição do seu finalizador, é possível conquistar os seguintes benefícios:

  • Brilho;
  • Maciez;
  • Volume;
  • Definição,
  • Proteção contra os raios UVA e UVB.

Quanto tempo dura a fitagem?

Depois de entender como fazer fitagem no cabelo, outra informação importante é quanto tempo ela dura. Essa finalização pode durar de dois a cinco dias, o que vai definir isso é a quantidade de oleosidade natural que seu cabelo produz. Dessa forma, se a produção for maior, a tendência é que a técnica dure mais.

A duração também depende do cuidado que você tem com os fios. Por isso, antes de fazer a fitagem no cabelo, é importante descobrir qual é seu o seu tipo de fio e escolher produtos específicos para ele.

Outra dica é apostar em leave-ins concentrados com óleos e manteigas, assim, você consegue ter um resultado mais duradouro. Além disso, gelatinas capilares, óleos, mousses e umidificadores também geram um bom resultado.

Venha conhecer os produtos do Mundo

Ainda não sabe onde adquirir produtos para o seu tipo de cabelo? Acesse a loja on-line do Mundo, por lá, você encontra suas marcas favoritas com condições especiais.

Além disso, no site do Mundo você encontra acessórios incríveis para dar um up no seu penteado em ocasiões especiais ou nos dias de bad hair day. Basta escolher os seus produtos e aproveitar as modalidades de entrega para todo território nacional!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes