Saiba como identificar o cabelo poroso e quais os cuidados necessários

Mulher com a mão na boca.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

É comum que as ações da poluição, dos tratamentos químicos e dos procedimentos agressivos, acabem resultando em um cabelo poroso. Caso isso tenha acontecido com os seus fios, não se desespere porque com os cuidados certos isso é resolvido.

Mas, afinal, você sabe identificar quando o cabelo está poroso? Ainda não? Para te ajudar nisso, separamos dicas especiais sobre o que é cabelo poroso e como cuidar desses fios. Continue acompanhando o blog do Mundo para não perder nada.

Por que o cabelo fica poroso?

Antes de descobrir o que é um cabelo poroso, é importante entender que um fio saudável possui uma porosidade média. Nesse estágio, ele consegue receber os nutrientes com equilíbrio, além de evitar a perda excessiva de água.

Ou seja, quando o cabelo está nessa condição, apesar de suas cutículas estarem fechadas, ele consegue receber os nutrientes de óleos e cremes. Assim, sua madeixa continua com um aspecto bonito e saudável.

No entanto, quando as cutículas estão abertas ou foram perdidas, elas ganham o famoso aspecto poroso. Há diversos motivos que ajudam a deixar o cabelo poroso, dentre eles estão:

  • Exposição contínua aos raios solares;
  • Uso excessivo de procedimentos químicos;
  • Banhos com água muito quente;
  • Contato com água do mar ou cloro da piscina;
  • Uso exagerado de chapinhas e secadores.

Além disso, também há os tipos de cabelos que são naturalmente propensos a esses problemas, como é o caso das madeixas crespas e cacheadas. Isso porque a estrutura desses fios dificulta a passagem da oleosidade natural para as pontas.

Como identificar se os fios estão porosos?

Avaliar o cabelo poroso é mais simples do que parece. Com os fios limpos e secos, basta separar alguns, colocá-los em um copo com água filtrada e esperar dez minutos. Feito isso, é só observar quais características apresentam.

Vale lembrar que não é necessário arrancar fios, já que, naturalmente, alguns caem ao longo do dia. Sendo assim, basta pegar os que ficam no pente durante a escovação.

Porosidade baixa

O fio boiou e ficou na parte de cima do copo? Isso é um sinal de que a sua porosidade está baixa, ou seja, as cutículas estão bem fechadas. Quando isso acontece, a madeixa fica com dificuldade de absorver a água e os elementos condicionantes.

Porosidade média

O fio não afundou, mas ficou no meio do copo? Isso quer dizer que a porosidade esta média, o que é o ideal para cabelos saudáveis. Com as escamas ligeiramente abertas, os fios conseguem repor os nutrientes e a água com facilidade.

Porosidade alta

Agora, se o fio afundou no copo, é bom se alertar, pois, a porosidade do seu cabelo está alta. Nesses casos, as cutículas da fibra capilar ficam extremamente abertas, o que ocasiona um aspecto ressecado e sem vida.

Como tratar o cabelo poroso?

Depois de descobrir qual o nível de porosidade das duas madeixas, nada melhor do que encontrar a forma correta de como tratar o cabelo poroso, não é mesmo? Pensando nisso, um dos primeiro passos é criar um cronograma capilar.

Nesse cronograma é importante estabelecer uma programação de tratamentos que revezem entre hidratação, nutrição e reconstrução. Dessa forma, você consegue encontrar maneiras de como recuperar o cabelo poroso.

Quando chegar o fim do mês, o ideal é realizar outro teste de porosidade. Assim, é possível verificar a eficiência do seu cronograma capilar e, se for necessário, fazer ajustes na quantidade de vezes e intervalo de cada tratamento.

Além disso, também é importante utilizar máscaras para cabelos porosos da mesma linha. Com isso, você consegue uma garantia maior de que está oferecendo os nutrientes necessários para o processo de recuperação dos fios.

Adquira seus produtos de tratamento no Mundo!

Agora que você já sabe como identificar e tratar o cabelo poroso, aproveite para encontrar seus produtos favoritos na loja on-line do Mundo. Por lá, você consegue fazer suas compras com segurança e em poucos cliques.

Em nosso site, você também pode encontrar outros produtos do mundo da beleza, como acessórios, itens de maquiagem, etc.. Além disso, você consegue usufruir de modalidades de entrega para todo território nacional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes