Saiba mais sobre como evitar a caspa na barba

Homem passando a mão na barba
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Uma das dúvidas e dos problemas mais comuns entre os homens é a caspa na barba. Na maioria das vezes, ela é ocasionada por um ressecamento, que causa a descamação da pele do rosto e que acontece pelo uso de produtos indevidos — ou seja, aqueles que não possuem fórmula adequada para a limpeza da região.

Quer saber mais informações sobre essa questão e encontrar formas para resolver a caspa na barba? Confira abaixo algumas sugestões que o blog do Mundo do Cabeleireiro preparou para você e aprenda como criar sua rotina de cuidados masculinos!

Causas da caspa na barba

Como vimos acima, a barba descamando é um dos principais problemas da caspa. Por isso, apostar em um shampoo específico é essencial, já que sua composição não contém tensoativos, que são comuns nos produtos para cabelo. Dessa forma, você faz a limpeza dos fios, sem deixar a pele seca.

Vale lembrar que, quanto mais hidratada a derme estiver, menor a chance de descamar. O uso diário de um óleo, por exemplo, pode ajudar a acabar com a caspa na barba. Ao contrário do que muitos pensam, ele não serve apenas para a superfície dos pelos faciais e deve ser aplicado desde a raiz.

A barba com caspa também aparece por causa da dermatite seborreica (ou seborreia), uma inflamação que acontece na pele ou no couro cabeludo. Suas principais características são a vermelhidão, a coceira e as escamas brancas ou amareladas, que apresentam um aspecto mais oleoso.

Isso acontece quando existe um acúmulo maior de sebo, devido a problemas hormonais, medicamentos, estresse, consumo de bebidas alcoólicas, entre outras causas. A partir do momento que a oleosidade excessiva ocorre em uma região com pelos, é muito comum o surgimento de caspa.

Dicas para evitar a caspa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como a seborreia na barba se manifesta, o próximo passo é fazer o tratamento correto. Para isso, confira a seguir dicas que vão te ajudar a manter o visual deslumbrante.

Faça uma boa higiene

Use sempre shampoos específicos para os cuidados com a barba. O couro cabeludo é muito diferente do rosto, por esse motivo, os produtos convencionais ou até mesmo as opções anticaspa podem fazer mal para a saúde da pele.

Também é importante fazer a limpeza diariamente para tirar a caspa da barba e evitar o acúmulo de oleosidade. Porém, é importante lembrar que lavar demais a região pode causar o efeito rebote. O ideal é higienizar duas vezes ao dia.

Finalizada essa etapa, seque bem a barba. Afinal, quando úmida, ela pode acumular fungos e gerar infecções. Para te ajudar nesse processo, você pode contar com uma toalha ou um secador na temperatura fria — para não danificar os fios.

Use um esfoliante

O esfoliante facial é outro excelente remédio para caspa na barba. Isso porque é o produto perfeito para renovar a sua pele, proporcionando um aspecto liso e menos engordurado. Ele pode ser aplicado até duas vezes por semana.

Além disso, ele remove grande quantidade de células mortas, deixando o caminho livre para que os fios cresçam de forma saudável. Evita também, inflamações e pelos encravados.

Evite passar a mão na barba

Mesmo que você lave as mãos muitas vezes ao dia, ainda assim, elas podem conter sujeira e levam oleosidade para o rosto. Essa atitude, além de causar a caspa na barba, danifica os fios deixando-os fracos e quebradiços.

Sabe dos malefícios que esse vício causa, mas não consegue controlar? Talvez o pente de madeira possa ser uma boa solução. Com ele, você mantém os fios sempre alinhados e não corre o risco de deixá-los oleosos.

Tome cuidado ao se barbear

Quando for se barbear ou raspar alguma região do rosto, nunca faça isso a seco. Conte com um bom gel ou creme apropriado para esse cuidado. Em seguida, aplique um balm ou pós-barba, para ajudar na cicatrização.

Acesse o Mundo do Cabeleireiro!

No site do Mundo você encontra um universo de produtos masculinos esperando por você. Com tantas opções e marcas, fica fácil montar uma nécessaire repleta de produtos para os cuidados diários. Além disso, nossa plataforma é pensada para oferecer praticidade e segurança. Aproveite!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes