Selagem: entenda tudo sobre o procedimento

Mulher passando escova pelos cabelos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Se você está por dentro das novidades do mundo da beleza, provavelmente, em algum momento, já ouviu falar da selagem. Esse procedimento surgiu há alguns anos e promete tratar profundamente os cabelos.

Além disso, a técnica também oferece a recuperação da disciplina capilar, aumenta o brilho e mantém a saúde dos fios. Quer saber mais sobre o processo? Então continue navegando pelo blog do Mundo.

O que é selagem?

A selagem nada mais é do que um tratamento à base de queratina que tem a função de fechar as cutículas capilares. Indicada principalmente para os cabelos danificados por processos químicos, ela envelopa e traz brilho aos fios.

Também é válido lembrar que o grande objetivo desse tratamento é nutrir intensamente o cabelo fragilizado. Seu grande potencial reconstrutor renova a saúde capilar, aumenta a resistência e potencializa o brilho das madeixas.

Para quem ela é indicada?

Um dos maiores diferenciais da selagem capilar é que ela é recomendada para todos os tipos de fios danificados. Isso significa que pode ser feita em cabelos que perderam os nutrientes por conta das ações climáticas até os que passaram por procedimentos químicos.

Aliás, ela também pode ser aplicada em cabelos virgens, ou seja, aqueles que não possuem nenhum tipo de química. Isso porque o principal foco do tratamento é recuperar a saúde e a vitalidade dos fios.

Mas a pergunta que não quer calar é: a selagem estraga o cabelo? Se o seu couro cabeludo é sensível e não aguenta altas temperaturas, o melhor é evitar a técnica. Ela também não é indicada para grávidas ou mulheres que estejam amamentando.

Caso os seus cabelos estejam muito danificados, o ideal evitar a realização de procedimentos químicos logo em seguida da aplicação. Estipule um intervalo de, no mínimo, uma semana entre um tratamento e outro.

Selagem alisa o cabelo?

Afinal, a selagem alisa o cabelo? Muitas vezes, ela é confundida com técnicas de alisamento, mas esse processo não possui a função de alisar as madeixas. O que sua fórmula pode fazer é alinhar e reduzir o volume dos fios.

Entretanto, há muitos alisamentos vendidos como selagem, por isso, antes de adquirir o seu, é importante verificar a composição do produto. Se além da queratina estiverem presentes formol, etanolamina ou tioglicolato de amônia, ele pode alisar.

Vale lembrar que o maior objetivo desses produtos de selagem para cabelo é tratar os fios, e não alisar. O procedimento apenas melhora a hidratação e a textura das madeixas, que são restauradas após a aplicação da queratina.

Aplicação da selagem capilar

Para fazer a selagem em casa é preciso, primeiramente, lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda. Com ele, você consegue abrir as cutículas dos fios, o que permite que a queratina penetre e devolva a eles a massa perdida.

Depois de deixar o produto agir nos fios será necessário a ajuda de um selante, como a chapinha, pois seu calor une as cutículas capilares novamente. Esse processo deve ser feito mecha a mecha e por toda a extensão do cabelo.

Nos cabelos cacheados há a opção de fazer o tratamento sem a utilização de um selante. Nesses casos, os produtos são espalhados com as mãos por meio da fitagem — técnica de finalização capilar.

Ou seja, as madeixas são divididas em pequenas mechas e enluvadas com os dedos por movimentos firmes e repetidos por todo o comprimento dos fios. Assim, é possível garantir a penetração e a distribuição do produto pelo cabelo.

Conheça os produtos do Mundo do Cabeleireiro!

Agora que você já sabe o que é selagem capilar, que tal investir em um produto e fazer a sua? Na loja on-line do Mundo do Cabeleireiro você encontra as opções perfeitas para o seu tipo de cabelo.

Por lá, você também encontra maquiagens, acessórios, aparelhos elétricos para o cabelo e muito mais, com formas de pagamento práticas e seguras. Aproveite nossas condições especiais para adquirir seus produtos favoritos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes