Tipos de cacho: descubra como identificar o seu

Mulher negra, com os cabelos cacheados.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Você sabe diferenciar os tipos de cacho? Para saber quais cuidados são necessários para a sua madeixa e descobrir em qual tipo de estrutura capilar ela se encaixa, essa informação é essencial.

Isso porque cada cabelo requer um tratamento diferente, seja utilizando mais ou menos óleos, cremes densos ou líquidos, entre outros. Por isso, para te ajudar, o Mundo preparou um post especial para você. Confira, abaixo!

Por que há essa divisão na curvatura dos cachos?

Caso você tenha cabelo cacheado ou conheça alguém com essa curvatura, provavelmente, em alguma conversa, percebeu que as necessidades de cada fio são diferentes.

Isso acontece porque, embora façam parte da mesma nomenclatura, ou seja, apesar de ambos serem cacheados, cada tipo de fio possui uma característica própria. Por causa dessas diferenças, cada um precisa de um cuidado especial.

Para facilitar a vida de muitas cacheadas e cacheados por aí, foi criada uma divisão de tipos de cabelo cacheado. Nesse método, a madeixa é classificada de acordo com a textura do fio, o que facilita a percepção da característica de cada um.

Além disso, agrupar os diferentes tipos de cacho, de acordo com as suas particularidades, é uma excelente maneira de saber quais cuidados tomar, pois, ao descobrir sua curvatura, fica mais fácil realizar o tratamento ideal.

Quais são os tipos de cachos e graus de curvatura?

Agora que já entendemos como é feita a divisão dos cachos, o próximo passo é descobrir em qual delas o seu cabelo se encaixa. Vale lembrar que a tabela não hierarquiza os fios. A sua função é ajudar a identificar qual é o seu tipo de estrutura.

Para começar, é importante entender que a tabela dos tipos de cachos possui algumas nomenclaturas, como, por exemplo, os números 2, 3 e 4. Mas, afinal, o que significa cada uma delas? Confira, abaixo:

  • Número 2: cabelo ondulado;
  • Número 3: cabelo cacheado,
  • Número 4: cabelo crespo.

Não pense que para por aí! Dentro desses números, há, também, subcategorias em letras. Nesse caso, elas não classificam a estrutura, mas, sim, o grau de curvatura que o fio possui.

  • Letra A: cabelo com ondulações mais soltas;
  • Letra B: cabelo com ondulações definidas,
  • Letra C: cabelo com ondulações menores e ainda mais definidas.

Agora que você já sabe como identificar as particularidades de cada tipo de cacho, que tal conhecer um pouco mais sobre cada um? Para te ajudar, separamos informações mais detalhadas sobre eles.

Cabelo tipo 2

Conhecidos por apresentarem curvas onduladas, os cachos 2ABC possuem uma raiz lisa e uma curvatura mais aberta. Na curvatura 2A, por exemplo, apesar do cabelo ser bem liso, ele possui leves ondulações e pouco volume.

Essa ondulação aumenta nos cabelos 2B, em que a madeixa possui ondas marcantes, porém com tendência ao frizz e sem formação de cachos. Já nos tipos de cachos 2C, o cabelo possui mais volume e o começo da formação de cachos.

Cabelo tipo 3

Com tendência ao frizz, principalmente, em dias úmidos, os cabelos tipo 3 possuem as famosas molinhas. Em sua categoria 3A, o fio apresenta cachos abertos, definidos e pesados.

Isso muda nos tipos de cachos 3B, que são menores, mais definidos, volumosos e propensos a pontas ressecadas. Os cachos 3C são ainda mais fechados e possuem fios mais grossos.

Cabelo tipo 4

Para finalizar, temos os tipos de cacho 4, que também são conhecidos como afro. Na curvatura A, ele lembra os 3C, no entanto, possui fios mais grossos. O 4B apresenta mechas em forma de Z, menos definidas e mais frágeis.

Com cachos quase imperceptíveis de tão estreitos, os cabelos 4C são a ondulação mais crespa da tabela. Ao fazer o corte certo, é possível conquistar um belíssimo black power.

Adquira produtos incríveis no Mundo!

Conseguiu descobrir em qual categoria dos tipos de cacho o seu cabelo se enquadra? Então, chegou a hora de procurar os produtos ideais para cuidar dos seus fios para deixá-los mais bonitos.

É apaixonado por maquiagem ou pretende presentear uma amiga? Na nossa loja on-line, você também encontra makes incríveis. Aproveite nossas condições especiais para adquirir seus produtos com segurança e em poucos cliques. Acesse!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes