Tipos de pele: como descobrir o seu e quais os cuidados necessários

Mulher segurando uma fruta partida ao meio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Conhecer sua pele é imprescindível para mantê-la com um aspecto bonito e saudável. Essa consciência ajuda a entender as necessidades da derme e as zonas que precisam de mais atenção. Por isso, antes de começar qualquer tratamento, é importante descobrir quais são os tipos de pele.

Para fazer a classificação dos tipos de pele do rosto, é preciso levar em conta as principais características do filme hidrolipídico, resistência e fototipo. Confira abaixo dicas especiais que o blog do Mundo separou para te ajudar a identificar quais são as particularidades dela e os cuidados necessários.

Conheça os tipos de pele

Como falamos acima, antes de sair rotulando sua derme, é importante saber quais tipos de pele existem. Entender melhor essa distinção pode ajudar a evitar problemas ou doenças na epiderme e saber quais tipos de maquiagem você pode usar. Veja mais informações a seguir:

Pele normal

Geralmente, a pele normal não apresenta aspecto seco nem oleoso, possui brilho moderado, é suave e firme ao tato. Os poros são imperceptíveis a olho nu e quase não apresentam problemas com espinha.

Na fase adulta, as pessoas raramente possuem esse tipo de pele. Já que a tendência, nessa etapa da vida, é que a derme passe a ser mais seca ou mais oleosa.

Pele oleosa

A pele oleosa costuma ter uma produção de sebo maior do que o normal, a vantagem disso é que ela possui uma menor tendência a enrugar. Contudo, costuma ter inclinação a problemas como borbulhas, hiperpigmentação e acne.

Esse excesso de oleosidade pode acontecer por diversos motivos. Entre eles estão causas genéticas, climas úmidos e a aplicação de produtos que secam demais a derme, forçando-a a produzir mais óleo.

Pele mista

Na pele mista, a oleosidade aparece na zona T, ou seja, na testa, no nariz e no queixo, e apresenta bochechas mais secas. Essa diferença dificulta a escolha de produtos para pele mista, já que precisam funcionar igualmente em toda a face.

Isso acontece porque os cosméticos que tratam as áreas oleosas tendem a sensibilizar as zonas mais secas. Enquanto os produtos com fórmulas voltadas para a pele seca aumentam a oleosidade presente na derme.

Pele seca

A pele seca pode estar relacionada a mudanças hormonais, medicações, envelhecimento e genética. Esses tipos de pele tendem a escamar e apresentam um aspecto rígido, por falta de elasticidade.

Apesar de sua aparência, é importante entender que não se deve confundir a pele seca com a desidratada. Isso porque seu aspecto se dá pela falta de nutrientes, e não pela falta de água. No entanto, possui maior propensão a desidratação.

Pele sensível

Por fim, há também a pele sensível. Nesse caso, o rosto tem mais facilidade em ficar vermelho, inflamado ou irritado, e costuma ser seco. Além disso, pode reagir de forma negativa quando é feita a aplicação de um produto novo.

Há também algumas outras particularidades. Na presença do calor, por exemplo, pode corar com facilidade e ficar com escaldões. Também tem maior propensão a problemas com eczemas e rosácea.

Descubra seu tipo de pele

Descobrir qual é o tipo da sua pele é muito fácil. Para isso, comece limpando bem o rosto com um produto de limpeza que não deixe sua pele seca ou sensível. Feito isso, tente não colocar a mão no rosto. Vá na frente do espelho e observe as seguintes coisas:

Cor e brilho

Como vimos anteriormente, a pele sensível tende a ficar vermelha e irritada após o uso de produtos. Por isso, caso essa particularidade apareça, esse é o seu tipo de pele. Já o brilho no rosto, incluindo as bochechas, indicam a pele oleosa. Se observa um misto das duas características anteriores, sua pele deve ser mista.

Tamanho dos poros

Nesse teste, você deve observar o tamanho dos seus poros com alguns passos de distância do espelho. Se você conseguir enxergá-los, sua pele é oleosa. Se não foram visíveis, ela é seca. Há uma mistura de características? Sua pele é mista.

Elasticidade

Para fazer esse teste, mova delicadamente a sua pele e veja se as rugas se formam com facilidade. Se isso acontecer, sua derme é seca ou mista. Caso não aconteça, é oleosa.

Após descobrir qual o seu tipo de pele, o próximo passo é adquirir produtos que atendam às necessidades dela. Afinal, os cuidados adequados são fundamentais para deixá-la bonita e evitar doenças.

Encontre produtos para a pele no Mundo!

No Mundo do Cabeleireiro, você encontra diversas marcas profissionais especializadas em todos os tipos de pele. Por lá, você também confere diversos itens de maquiagem com condições especiais.

Pensada para oferecer a você praticidade e segurança, nossa loja on-line conta com pagamentos em diferentes formas e entrega em todo o território nacional. Aproveite nossas vantagens e renove seus produtos de skin care.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes