Tudo que você precisa saber sobre umectação capilar

Mão segurando um frasco de óleo capilar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Seus fios estão ressecados e porosos e você não sabe o que fazer para solucionar esse problema? Calma. Ao fazer o processo de umectação, é possível solucionar essas complicações, além de potencializar a saúde dos fios.

Quer saber mais sobre esse processo? Continue navegando pelo blog do Mundo. Por aqui, você confere o que é umectação, quais benefícios ela pode trazer aos seus cabelos e quais são seus tipos.

O que é umectação?

A umectação capilar é um tratamento em que você cobre todos os fios com um óleo vegetal, com o objetivo de nutrir as madeixas. Além do mais, esse processo ajuda a repor a oleosidade dos cabelos e recuperar fios danificados.

Caso você tenha cabelos crespos ou cacheados e siga um cronograma capilar, essa técnica pode fazer parte da etapa da nutrição. Isso porque ela ajuda a repor a oleosidade natural, já que esses fios costumam ser naturalmente ressecados.

Para que serve a umectação?

A umectação funciona como um complemento à oleosidade natural da madeixa, por esse motivo, pode ser feita apenas com o óleo. Com ele, é possível combater o ressecamento de maneira eficaz e diminuir o aparecimento do frizz.

Além disso, dependendo do óleo que você escolher, é possível conquistar diversos outros benefícios. Entre eles estão: deixar o cabelo menos propenso à quebra, potencializar o brilho dos fios e reparar as pontas duplas.

Principais benefícios da umectação

Como falamos acima, o processo de umectação no cabelo vai muito além do que passar um óleo natural nos fios. Ele ajuda a fortalecer os fios e os incrementa com outros benefícios, como:

  • Diminuição da quebra;
  • Combate à porosidade e ao ressecamento;
  • Redução do frizz;
  • Fortalecimento do cabelo;
  • Diminuição do atrito entre os fios;
  • Redução da formação de nós,
  • Aumento do brilho das madeixas.

Quem pode fazer essa técnica?

Apesar dos cabelos ondulados, cacheados e crespos receberem mais benefícios, por conta de sua estrutura, não há contraindicações para os outros tipos de fios. Afinal, consiste em um tratamento com óleos naturais.

No entanto, é válido lembrar que pessoas com cabelos oleosos devem evitar o procedimento. Isso porque os óleos para umectação podem aumentar ainda mais a oleosidade dos fios.

Diferenças entre umectação diurna e noturna

Na umectação tradicional, ou seja, diurna, o óleo age nas madeixas por cerca de duas horas. Uma vez que esse tempo é o suficiente para entregar maciez e brilho e reduzir o frizz dos cabelos secos.

Uma das maiores vantagens dessa técnica é que não é necessário lavar os cabelos antes da aplicação do óleo. Até porque o cabelo úmido dificulta o processo de absorção do couro cabeludo e da fibra capilar.

Já a umectação noturna é perfeita para quem não tem muito tempo para cuidar das madeixas, mas busca um tratamento que garanta bons resultados. Nessa opção, o óleo é absorvido durante a noite.

Ao deixar o produto nos seus cabelos, ele passa a noite inteira nutrindo e tratando os fios. Entretanto, é importante lembrar que, para evitar que o óleo se espalhe pela sua fronha, o ideal é cobrir o cabelo com algum tecido ou com uma touca.

Preparado todo esse processo, você só vai se preocupar com as madeixas no outro dia de manhã. Por isso, não deixe de reservar um tempinho extra no dia seguinte para lavar e finalizar o cuidado com seus cabelos.

Venha conhecer as oportunidades do Mundo!

Depois de descobrir tudo sobre a umectação, que tal dar uma passadinha na loja on-line do Mundo e conferir os produtos disponíveis por lá? Com uma variedade incrível de fórmulas, não vão faltar opções para o seu tipo de cabelo.

Para quem ama inovar no penteado, nosso site possui diversos finalizadores e acessórios com condições especiais. Aproveite nossas vantagens e renove seus produtos de tratamento!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes