5 dicas de como cuidar do cabelo 2C

mulher com vabelo 2c posando para foto
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Se você possui um cabelo 2C, mas não sabe quais são os cuidados necessários para manter a saúde dos seus fios, chegou a hora de aprender! Afinal, saber quais são os produtos ideais para o fio dá um up nas madeixas, deixando-as deslumbrantes.

No entanto, para conquistar esse resultado, é importante entender as características que o cabelo 2C apresenta. Quer saber mais sobre esse tipo de cabelo e descobrir dicas incríveis para deixá-lo ainda mais bonito? Continue nos acompanhando aqui, no blog do Mundo!

1) Compre produtos específicos para os fios 2ABC

Antes de comprar os seus produtos de tratamento, é importante entender que o cabelo 2C é um pouco mais ressecado que as categoria A e B. Isso porque, como nesse caso já há bastante formação de cachos, a oleosidade natural demora mais para chegar nas pontas dos fios.

Por isso, adquirir os produtos certos para essa curvatura, como shampoos e finalizadores, é essencial. Assim, você consegue controlar essa oleosidade sem perder a hidratação e a vitalidade dos cachos formados nas pontas.

Para descobrir se o produto é ideal para a sua madeixa, atente-se às informações descritas na embalagem. Por lá, além de conferir óleos e vitaminas, você consegue ver se o produto possui uma fórmula especial para o cabelo ondulado 2C.

2) Lave o cabelo dia sim, dia não

Todo cuidado de hidratação dos fios começa na lavagem. Por isso, é essencial que a limpeza seja feita dia sim, dia não. Dessa maneira, é possível evitar o excesso de oleosidade no couro cabeludo, bem como o ressecamento das pontas.

Apostar em shampoos livres de sulfato de sódio também é um ótimo método para proteger esse fio. Isso porque essa substância prejudica os cachos 2C, o que deixa os fios secos e cheios de frizz.

Os condicionadores também não podem faltar na hora de fazer a sua limpeza. Afinal, quanto mais cacheado o cabelo, mais tempo o óleo natural leva para cobrir as pontas.

3) Faça um cronograma capilar

O cronograma capilar também é um processo super importante para as onduladas. Isso porque, nesse método, você consegue montar um calendário de tratamento semanal de acordo com as necessidades do seu fio.

Para alcançar bons resultados, o processo é dividido em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Geralmente, a primeira é a mais utilizada, pois ajuda a reter água no fio, além de manter os elementos usados na reconstrução e nutrição.

Entretanto, as outras etapas também podem aparecer mais vezes no seu cronograma. O que vai definir isso são as necessidades do seu cabelo. Dessa forma, você consegue colocar mais dias de nutrição ou reconstrução.

Caso ele esteja muito ressecado e com frizz, invista em produtos para cabelo 2C de nutrição para repor o brilho e a maciez dos fios. Agora, se o problema são fios quebradiços resultantes da tintura, a reconstrução é o tratamento ideal.

4) Aposte em um bom finalizador

Caprichar na finalização é essencial para deixar o cabelo cacheado 2C mais definido, além de garantir um day after poderoso e duradouro. Uma das formas mais simples e eficientes de alcançar isso é a fitagem.

Para fazer a fitagem, basta dividir o cabelo em mechas, aplicar o creme em cada uma e dividi-las novamente em faixas. Após essa etapa, amasse os cabelos para garantir a definição.

Outra opção é a tecnica rake and shake, que é como se fosse uma fitagem, mas com um toque diferenciado. Nessa finalização, é feito o mesmo processo das fitas, porém, antes de soltar os fios, é importante segurar e balançar as pontas.

Essa leve sacudida nas mechas garante que os cabelos se soltem da raiz e fiquem com mais volume. Além disso, por deixar os cachos mais soltinhos, as madeixas secam mais rápido.

5) Capriche no corte

Queridinho entre as onduladas, cacheadas e crespas, o corte em camadas distribui melhor as porções de cabelo pela cabeça e deixa os fios equilibrados e harmoniosos.

No entanto, é importante lembrar que esse corte possui vários estilos. Sendo assim, antes de fazer o seu, verifique qual resultado você quer alcançar. As camadas horizontais, por exemplo, promovem volume, enquanto as verticais geram leveza.

Caso queira um visual bagunçado, o repicado é a resposta certa. Perfeito para cabelos curtinhos, médios e até mesmo os longos, ele traz movimento e evita que as madeixas fiquem pesadas.

Agora que você já sabe como cuidar do cabelo 2C, que tal dar uma olhadinha no site do Mundo do Cabeleireiro? Por lá, além de conferir seus produtos de cabelo favoritos, você também encontra makes, eletros, esmaltes e muito mais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes